Subscribe:

Pages

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Conferência Mundial da Juventude reúne milhares de pessoas no México

ONU participa de evento e celebra 2010 como o ano dos jovens
Divulgação
Foi encerrada, nesta terça-feira, a Conferência Mundial da Juventude de 2010 (CMJ), na cidade mexicana de León. O evento, iniciado no dia 23, busca identificar as maiores necessidades de 1,2 bilhão de jovens no mundo e incorporá-los aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Além disso, deverá desenvolver propostas aos governos para a agenda internacional de desenvolvimento. Foram reunidos cerca de 25 mil jovens de 112 países, representantes da sociedade civil, governos e parlamentos de 194 países.

A CMJ desenvolverá uma declaração que será enviada a uma cúpula marcada para setembro em Nova York, com os objetivos e expectativas juvenis. Entre as prioridades da ação juvenil estão a melhoria na educação e a oportunidade de conseguir um ensino primário universal. Os jovens também enfrentam sérios problemas de saúde, como o HIV. No encontro, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) mostrará como a educação sexual desempenha um papel importante na sociedade, principalmente com a conscientização. Outros assuntos tratados incluem a pobreza, prevenção de dependências e energias renováveis.

O jovem Felix Fernando Siriani, 24, analisa o evento como um marco importante. “Atualmente, vemos que em muitos países a juventude é violentada e tem seus direitos negligenciados. A Conferência Mundial vem abrir instrumentos de diálogos globais. Deste modo, é importante sermos protagonistas de ações que possam contribuir com a construção de uma agenda internacional de direitos juvenis”, opina.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2010 como o Ano Internacional da Juventude para incentivar o progresso. Segundo o Presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e Secretário Adjunto da Secretaria Nacional da Juventude, Danilo Moreira, a iniciativa alcançou metas favoráveis. “Se formos analisar as suas resoluções e o que virou realidade, podemos registrar vitórias. Citaria três exemplos: a criação das Praças da Juventude pelo Ministério do Esporte, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Juventude pelo Congresso Nacional e a adesão do Brasil  à Convenção Internacional das pessoas com deficiência”, conclui.

Projovem Urbano

A Secretaria Nacional da Juventude, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, realizou nos dias 11 e 12 de agosto, a 1ª mostra de Produções do Projovem Urbano, no pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). A atividade espera unir os jovens para proporcionar a troca de experiências einteratividade entre eles, além de inseri-los no processo de escolarização. 

A atividade, que tem duração de 18 meses, é destinada às pessoas entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa vai aliar a formação do ensino fundamental com a iniciação profissional. O aluno participante receberá uma bolsa auxílio mensal no valor de 100 reais, pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e frequência de no mínimo 75% nas aulas.

O programa juntamente, com outras quatro modalidades (Projovem Integrado, Projovem Adolescente, Projovem Campo e Projovem Trabalhador), espera beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas. “Para que a atual geração tenha um futuro melhor, precisamos investir nos jovens com políticas e programas que assegurem o pleno desenvolvimento. Não alcançaremos a condição de grande potência econômica e social sem apostar na capacidade e no potencial da juventude”, conclui Moreira.

Disponível em:

0 comentários:

Postar um comentário