Subscribe:

Pages

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Reciclagem de geladeira é novidade no Brasil

Medida tem como principal meta a preservação do meio ambiente, além de contribuir para o setor econômico brasileiro

O sistema de reciclagem de geladeiras, de origem suíça, já chegou às fábricas do Brasil e é uma das medidas do Plano Nacional de Mudança Climática. A substituição dos eletrodomésticos que ainda utilizem clorofluorcarboneto (CFC) – presente no sistema de refrigeração dos aparelhos mais antigos – teve início em 2006, pois este  gás polui o meio ambiente e prejudica a camada de ozônio.
A estimativa do governo é tirar de circulação pelo menos 1 milhão de geladeiras antigas por ano, a partir de 2011, o que deve economizar cerca de 1.000 megawatts de energia, além de evitar emissões equivalentes a mais de 30 milhões de toneladas dos gases de efeito estufa. As indústrias que adotarem a medida podem adquirir vários tipos de matérias-primas como ferro, aço, alumínio e plástico, que poderão ser comercializadas para outras empresas. 

Nas fábricas, o processo é industrializado e os gases contidos nas geladeiras são recuperados. Depois, os equipamentos passam por uma triagem e, se ainda houver gases poluentes, o material é retirado e tratado.  As partes móveis são recolhidas e o restante é triturado. O processo é realizado manualmente, principalmente por ‘sucateiros’, que coletam os materiais rentáveis comercialmente.

Com duas linhas de montagem, é possível reciclar até 50 geladeiras em uma hora, e não há reaproveitamento de nenhuma parte do eletrodoméstico: tudo é modificado e vendido como matéria-prima. “O impacto da fábrica dependerá da maneira como for realizada a reciclagem e, principalmente da quantidade de gases que forem recolhidos”, afirma Edson Thomaz, engenheiro químico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Perspectivas com a reciclagem
A retirada e absorção do gás funcionam através de um processo técnico no qual as moléculas gasosas são quebradas em pequenas partes, e logo após, é feita uma recombinação controlada que se transforma em um líquido ácido. “A eficiência de processamento do equipamento permite retirar mais de 99% dos gases CFCs existentes no refrigerador, tanto no sistema de refrigeração quanto na espuma de isolamento”, afirma Thiago Benevides, assessor de imprensa da fábrica Revert Brasil, uma das pioneiras a adotar a medida.

Além da preservação do meio ambiente e economia de energia, a iniciativa responsabiliza as fábricas a dar um destino legal aos produtos inutilizáveis, pois em agosto foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma nova política nacional de resíduos de sólidos, na qual as industrias devem recolher e dar um destino a todos os equipamentos descartáveis. Quem descumprir a lei receberá uma multa ambiental.

Disponível em:

1 comentários:

Anônimo disse...

O lixo e o meio ambiente são pontos que devem ser discutidos com freqüência. Em uma sociedade com cada vez mais acesso a bens devido a melhora do poder aquisitivo, torna- se de extrema importância a consciência e responsabilidade quanto a reciclagem.

Excelente matéria que vai de encontro a uma necessidade que ao longo do tempo se tornará vital a vida. Pois só existe humano saudável em um planeta saudável.

Henrique

Postar um comentário