Subscribe:

Pages

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Amor não tem sexo? A união homoafetiva é tema de debate em diversos países

Algumas nações e até mesmo igrejas já autorizam o casamento gay, porém a questão ainda está longe de um consenso
Divulgação

Apesar de ser visto por muitos como algo imoral e de estar permeado de preconceitos, o casamento homossexual é cada vez mais aceito. A união entre pessoas do mesmo sexo existe desde o princípio da humanidade, sendo até comum nas sociedades grega e romana. Mas, na modernidade, ela ainda é questionada, principalmente pelas igrejas. Algumas, porém, abençoam o casamento gay, como a Igreja para Todos, a Igreja Cristã Contemporânea e a Comunidade Cristã Nova Esperança.


Quanto aos países, alguns já autorizam o casamento homoafetivo, entre eles Holanda, Suécia, Portugal e Canadá. A Argentina tornou-se a primeira nação da América Latina e a 10º a autorizar. No Brasil, é possível tirar apenas um registro oficial em cartório de união estável. Para Felipe Santos, 21, homossexual assumido desde os 18 anos, "o Brasil deveria legalizar de uma vez o casamento gay, assim como outros países. Esse seria um passo importante para amenizar o preconceito, que ainda está presente na sociedade", diz.


É preciso lembrar que os homossexuais têm direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira, a qual se propõe a promover o bem de todos sem preconceito de sexo e proíbe a discriminação. Mas a pressão para que o direito brasileiro não avance na questão é visível em certos setores da sociedade. "O que vemos por enquanto são retrocessos por parte do Legislativo, devido às bancadas religiosas, principalmente as evangélicas, que obstruem as votações, rejeitando todos os projetos de lei apresentados por aqueles que visam à igualdade entre homo e heterossexuais", declara a advogada especialista em Direito Homoafetivo, Sylvia Maria Mendonça do Amaral.



Casamentos gays vão a público e causam polêmica no Brasil


Em 2008, a cerimônia de união do jornalista Felipeh Campos e do produtor de moda Rafael Scapucim atraiu diversos curiosos e a imprensa. Ela foi realizada no Espaço Ônix, em São Paulo, e contou com a presença de mais de 600 convidados. Os dois formaram um contrato de parceria civil. O casamento ficou famoso pelo fato de Felipeh ser conhecido por seu trabalho como dublador no programa "Qual é a Música" (SBT) e por suas participações no "Super Pop" (Rede TV).

Ao som da Marcha Nupcial, quatro casais gays promoveram um casamento coletivo em 2009. A celebraçãofoi realizada na sede do Sindicato dos Químicos, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Os casais – um de homens e três de mulheres – foram abençoados por um reverendo da Igreja da Comunidade Metropolitana e orientados a fazer um registro de parceria civil em cartório para oficializar a união.

Os pastores Marcos Gladstone e Fábio Inácio, fundadores de uma das maiores igrejas evangélicas do Brasil que aceitam o homossexualismo, a Igreja Contemporânea Cristã, se casaram ano passado e assinaram o contrato de união estável. Aproximadamente 300 convidados compareceram à celebração, que aconteceu na Zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com o sociólogo Júlio Gonzáles, "somente com uma reforma constitucional poderá haver o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Caso não ocorra, a única maneia encontrada pelos homossexuais é se casar simbolicamente, já que esse matrimônio aqui não é permitido", explica.


Disponível em:

1 comentários:

Naírla Silva disse...

Pq de tanta polemica né?! É tão dificel pras pessoas ignorarem o fato de serem do mesmo sexo e apenas prestar atenção no sentimentos, no amor?!

bjs

http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

Postar um comentário